domingo, 14 de agosto de 2016

Pequeno-almoço, saudável e saboroso

Hoje venho mostrar-vos uma receita que uso bastante como pequeno-almoço, mas que pode ser usada também como lanche. Com apenas 3 ingredientes e nada difícil de fazer, bem pelo contrário, a preparação são apenas 5 minutos e pode ficar no frigorífico até ao dia seguinte (esta é a minha opção e já explico porquê mais à frente)! 

Então vamos lá falar um pouco destes 3 ingredientes... 
Banana - Fruta altamente energética, com um riquíssimo valor nutricional, muitas vezes subestimado. Rica em potássio, magnésio, fonte de vitamina B2, B6, B9, B12, ferro e vitamina C. Esta fruta é benéfica para o metabolismo e tem uma boa assimilação proteica. Para informação mais aprofundada ver Revista dos Vegetarianos.
Clara de ovo - Ricas em proteínas, baixas em calorias, isentas de colesterol e gordura. São essenciais para quem pratica desporto, já todos vimos carregamentos astronómicos de praticantes de fitness publicados nas redes sociais. De um modo geral estas são as principais características, mas para terem uma ideia do quão rico este alimento é vão espreitar na página Mundo Boa Forma.
Canela -  Esta especiaria contem propriedades diversas, ela atua como facilitador da digestão, anti-bacteriana, anti-inflamatória, melhora a circulação, anti-séptico e aumenta a temperatura corporal (tornando-se um aliado termogenico importantíssimo no nosso dia-a-dia)! Para verem uma descrição mais detalhada destas características visitem a página TuaSaúde.

Posto isto vamos ao verdadeiro assunto do post, a receita.. ;)
Então eu uso habitualmente no pequeno-almoço e preparo na noite anterior, isto porque depois de cozinhada e ir ao frio a banana vai libertar como que um gel, o que vai transformar a nossa receita num pudim carregado de propriedades nutricionais e que nos estimulam a um excelente começo de dia. Pode ser também consumida com pré ou pós treino, dependendo dos objectivos alimentares de cada um e do tipo de treino que se vai realizar. 
Será então necessário, 1 banana madura, canela em pó e claras de ovo. Costumo usar claras de pacote, para não desperdiçar as gemas. O inconveniente destas claras pasteurizadas é que a validade da embalagem após aberta é entre 3 a 5 dias e nem sempre se consomem neste período. Então uma boa forma de conservar as mesmas é congelando o que aumenta a durabilidade. Existem algumas formas para o fazer, seja em doses individuais, seja colocando em cuvetes de gelo, mas no blog Berliosca têm umas dicas bastante interessantes. 
Depois de terem estes ingredientes reunidos necessitamos de uma frigideira anti-aderente. Colocar 1 colher de café de óleo de coco, tapar o fundo da frigideira com as claras, 3 ou 4, e mexer bem em fogo baixo. Quando as claras começarem a ter coloração branca, juntar a banana partida em pedaços pequenos e salpicar com canela em pó a gosto. Misturar bem todos os ingredientes até obter uma papa (semelhante as papas de aveia). Retirar do lume, Colocar em um recipiente com tampa. Depois de frio tapar e levar ao frigorífico até consumir! 

Como eu ingiro após algumas horas de jejum (período nocturno), costumo acompanhar com nozes, 2 ou 3 metades porque como fonte de gordura ajuda a baixar o índice glicémico da banana, evitando assim um pico de insulina. E claro com um café.. A combinação de sabores é muito boa mesmo, além de que se torna um pequeno-almoço muito completo.
Bom apetite!!! 

1 comentário: