sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A cremosidade de um iogurte caseiro


Tal como havia prometido aqui esta o post sobre os iogurtes vegetais. Uma receita fácil, prática, rápida e melhor que tudo baratinha!!! Saudável como não poderia deixar de ser. :)
Quando pensamos em iogurtes caseiros a imagem que vem à mente é milhões de ingredientes e uma iogurteira, certo? Pois, errado digo eu. Uma receita com três ingredientes e sem iogurteira, que se faz em poucos minutos. Curiosos? Então aqui vai.. 




Ingredientes:
1 lata de leite de coco
2 colheres de café de agar agar
Sumo de limão
Verter o leite numa panela juntamente com o agar agar e levar a lume médio até ferver mexendo sempre. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico a solidificar (aproximadamente 1 hora). Depois de solidificado partir em cubos, colocar na liquidificadora com o sumo de limão e bater. Depois é só por em frascos de vidro e saborear!!
Podem colocar o que quiserem nos iogurtes, purês de frutas, pedaços de fruta, pepitas de cacau cru, fica ao critério e gosto de cada um..
O leite de coco existe a venda em qualquer hipermercado. O agar agar habitualmente compro no continente (5,69€).
Esta é a receita original, mas para ficar ainda mais barata, mais saudável e render mais porções pode ser feito com leite vegetal do sabor que vocês quiserem, coco, arroz, amêndoa, soja, dependendo do gosto pessoal, e as medidas são entre 4 a 5 colheres de café de agar agar para cada litro de leite. Neste caso o tempo para solidificar será mais do que uma hora. Eu costumo cozinhar o leite com a alga e deixar de um dia para o outro no frigorífico, depois todo o processo é o mesmo! Aventurem-se e dependendo da cremosidade que quiserem dar aos vossos iogurtes acrescentem ou retirem agar agar!
Bom apetite! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário