sábado, 6 de agosto de 2016

Conversão de farinha de trigo em receitas




Quando comecei a minha caminhada pelo mundo da comida saudável deparei-me com algumas dificuldades. Em primeiro lugar existiam ainda muito poucas receitas que usassem ingredientes totalmente "do bem"! E depois para transformar uma receita comum eram necessárias mil experiências e nem sempre a coisa corria bem.. Mais alguém com as mesmas dificuldades?? :(
A verdade é que hoje em dia existe já muita informação tanto a nível da Internet como livros publicados, e finalmente o mundo começa a abrir os olhos para a importância de uma alimentação saudável.
Quem nunca foi olhado de lado por carregar marmitas para todo lado? Ou até quem nunca ouviu um "tu só comes coisas estranhas..", "nunca ouvi falar de ninguém que comesse isso", entre outras? Aposto que muitos de vocês se reconhecem nestas situações. Hoje as coisas são diferentes, existe outra abertura, embora ainda sejamos olhados um pouco de lado por ter a "mania da comida saudável"..
Mas voltando ao tema em questão que me motivou este post, existe alguma dificuldade em por exemplo retirar o gluten de algumas receitas, eu pelo menos vivi com este dilema alguns anos até descobrir esta maravilhosa tabela de conversão. Desde esse dia que tudo se tornou tão mais fácil na minha cozinha! E por esse motivo partilho hoje aquilo que eu utilizo para me ajudar.
Não sou alérgica ao gluten, a decisão de o retirar da alimentação prendeu-se com o fato dos desconfortos gastro-intestinais que esta proteína me causava. Confesso que me vi a lutar com unhas e dentes contra este fato, eu vivia de pão de trigo torrado com manteiga (quem diria!!!! ;) ). Mas a verdade é que depois de tomada a decisão a minha qualidade de vida melhorou significativamente.
Esta tabela foi o meu ajudante de cozinha, devo confessar que nem sempre tudo correu bem, algumas receitas exigem alterações que não seguem obrigatoriamente estas medidas, mas no geral fica perfeito e com um sabor irrepreensível.
Para mim o melhor da cozinha é ter tempo para lá estar e ir experimentando, como se estivesse num laboratório a fazer mil e uma experiências. Para alguém que seja como eu, que esta tabela poupe experiências menos boas e que a desculpa de ter que ter uma alimentação monótona porque as alternativas ainda não são tantas como gostaríamos seja posta de lado. Aventurem-se com as receitas mais tradicionais substituindo a farinha de trigo conforme indicado e diversifiquem a alimentação sem serem obrigados a comer alguma coisa por falta de outras opções.
Divirtam-se nos cozinhados!!!

2 comentários: