domingo, 25 de setembro de 2016

Pão de grão de bico

Resultado de imagem para pão de grão de bico


Sempre fui grande adepta de pão, felizmente hoje em dia já existem algumas alternativas mais saudáveis ao tradicional pão de trigo.. Mas mesmo assim, nada melhor do que cozinhar o nosso próprio pão para termos a certeza do que estamos a ingerir! 
O grão de bico é uma leguminosa, além de uma óptima fonte de fibra ela tem também 19gr de proteína por 100gr. Fonte de ferro e magnésio, com o poder de ajudar na diminuição do colesterol, as fibras presentes no grão de bico impedem picos de hiperglicemia (informação mais detalhada na página I-legumes).
Esta leguminosa só se torna ingrediente principal de uma receita de pão há relativamente poucos anos, mas desde o seu aparecimento que tem ganho cada vez mais adeptos. Não só pelo valor nutricional da receita, mas também por vivermos num pais onde a cultura de comer pão está demasiado enraizada e torna-se uma alternativa saudável para o seu consumo no dia a dia. O sabor é suave, e contrariamente ao esperado o pão não fica com saber a grão de bico, a junção de todos os ingredientes faz com que tenha um sabor que facilmente entra no paladar. 

Ingredientes:
1/2 xícara de grão de bico cozido e amassado
1/2 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite
1 ou 2 colheres de sopa de água

 Misturar todos os ingredientes, excepto a água, até obter uma mistura homogénea. 
Acrescente depois uma colher de sopa de água e amasse, acrescente a outra colher apenas se achar necessário, já que a massa tem que ficar com uma consistência para se conseguir modelar.
Molde bolinhas e coloque num recipiente de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC durante 20 minutos ou até dourar.
Podem congelar os pães já cozidos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário