Sempre fui grande adepta de pão, felizmente hoje em dia já existem algumas alternativas mais saudáveis ao tradicional pão de trigo.. Mas mesmo assim, nada melhor do que cozinhar o nosso próprio pão para termos a certeza do que estamos a ingerir!
O grão de bico é uma leguminosa, além de uma óptima fonte de fibra ela tem também 19gr de proteína por 100gr. Fonte de ferro e magnésio, com o poder de ajudar na diminuição do colesterol, as fibras presentes no grão de bico impedem picos de hiperglicemia (informação mais detalhada na página I-legumes).
Esta leguminosa só se torna ingrediente principal de uma receita de pão há relativamente poucos anos, mas desde o seu aparecimento que tem ganho cada vez mais adeptos. Não só pelo valor nutricional da receita, mas também por vivermos num pais onde a cultura de comer pão está demasiado enraizada e torna-se uma alternativa saudável para o seu consumo no dia a dia. O sabor é suave, e contrariamente ao esperado o pão não fica com saber a grão de bico, a junção de todos os ingredientes faz com que tenha um sabor que facilmente entra no paladar.
Ingredientes:
1/2 xícara de grão de bico cozido e amassado
1/2 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite
1 ou 2 colheres de sopa de água
Misturar todos os ingredientes, excepto a água, até obter uma mistura homogénea.
Acrescente depois uma colher de sopa de água e amasse, acrescente a outra colher apenas se achar necessário, já que a massa tem que ficar com uma consistência para se conseguir modelar.
Molde bolinhas e coloque num recipiente de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC durante 20 minutos ou até dourar.
Podem congelar os pães já cozidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário