quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Vitamina de abacate com proteína em pó

Resultado de imagem para abacate com whey

Quando apetece aquele doce... Esta receita além de poder ser usada para pequeno almoço, para mim é aquela "gordice" saudável para quando a vontade de comer um doce está em níveis incontroláveis (de certeza que todos vocês me compreendem..)! 
Antes de passarmos à receita em si há alguns apontamentos que é importante fazer.. 
Abacate, conhecido por todos consumido por poucos. Confesso que, eu era uma dessas pessoas que pouco ou nada consumia, até descobrir, em primeiro alternativas para o consumir e em segundo depois de conhecer os benefícios da sua ingestão. 
Rico em gordura monoinsaturada (gordura boa), antioxidantes, magnésio e ácido fólico. Dêem uma olhadela na página tua saúde e impressionem-se com todos os benefícios lá descritos.. 

Quanto à receita em si, temos duas variantes, ou seja, com e sem gelo. Passo a explicar.. Para consumir no imediato aconselho colocarem 3 pedras de gelo à mistura se forem preparar para consumir dali a umas horas ou mesmo no dia seguinte, basta colocarem no frigorífico e terá o mesmo efeito. O que se pretende é que a mistura tenha uma consistência de mousse.. 
Outro truque é deixar na liquidificadora algum tempo, mesmo que já esteja uma mistura homogénea, já que quanto mais bater a mistura mais cremosa esta ficará.. 

Ingredientes:
1/4 abacate
1 scoop de proteína em pó
1 colher de sopa de aveia
(3 pedras de gelo) se for para preparar para consumir depois, colocar 2 colheres de sopa de água

Colocar todos os ingredientes na liquidificadora excepto a proteína em pó. Bater tudo e ir acrescentando a proteína enquanto se bate os restantes ingredientes. 
Para consumir no momento basta colocar num recipiente e deliciar-se. Para consumir depois, levar ao frigorífico no mínimo umas 3 horas.

Esta mousse pode ser comida com frutos secos, tostas, outras frutas ou mesmo sozinha. Fica ao critério e gosto de cada um. Se a proteína for de sabor, mais apelativa ficará a mousse. Com sabor de baunilha fica de bradar aos céus!!! 
Deliciem-se.. ;)



terça-feira, 27 de setembro de 2016

Nuggets de couve-flor

Resultado de imagem para couve flor



Quando falamos em couve-flor pensamos em receitas aborrecidas e mais do mesmo, certo??? Pois hoje eu venho provar que não é bem assim.. E se em vez de falarmos só de couve flor falássemos de nuggets de couve flor com aveia? Parece melhor... ;)
Falemos um pouco desta hortaliça. É rica em vitaminas e sais minerais, de fácil digestão e pouco calórica. Os benefícios dela estão descritos de forma bastante clara no blog dieta alimentar e na página remédio caseiro.
Em relação à aveia, outro dos ingredientes desta receita, já foram aqui descritos alguns dos seus benefícios bem como o seu valor nutricional, ver:

Ingredientes:
1 couve flor picada
3 ovos
1 xícara de farelo de aveia
1 xícara de queijo ralado
Temperos e sal a gosto

Cozinhar a couve flor a vapor e colocar no processador até desfazer bem. Adicionar os ovos, o farelo de aveia, o queijo e os temperos e voltar a colocar no processador durante 4 a 5 minutos até formar uma massa. 
Faça bolinhas e coloque numa forma com papel vegetal e amasse com um garfo para dar forma.
Levar ao forno a 180ºC por aproximadamente 20 / 25 minutos.

domingo, 25 de setembro de 2016

Pão de grão de bico

Resultado de imagem para pão de grão de bico


Sempre fui grande adepta de pão, felizmente hoje em dia já existem algumas alternativas mais saudáveis ao tradicional pão de trigo.. Mas mesmo assim, nada melhor do que cozinhar o nosso próprio pão para termos a certeza do que estamos a ingerir! 
O grão de bico é uma leguminosa, além de uma óptima fonte de fibra ela tem também 19gr de proteína por 100gr. Fonte de ferro e magnésio, com o poder de ajudar na diminuição do colesterol, as fibras presentes no grão de bico impedem picos de hiperglicemia (informação mais detalhada na página I-legumes).
Esta leguminosa só se torna ingrediente principal de uma receita de pão há relativamente poucos anos, mas desde o seu aparecimento que tem ganho cada vez mais adeptos. Não só pelo valor nutricional da receita, mas também por vivermos num pais onde a cultura de comer pão está demasiado enraizada e torna-se uma alternativa saudável para o seu consumo no dia a dia. O sabor é suave, e contrariamente ao esperado o pão não fica com saber a grão de bico, a junção de todos os ingredientes faz com que tenha um sabor que facilmente entra no paladar. 

Ingredientes:
1/2 xícara de grão de bico cozido e amassado
1/2 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite
1 ou 2 colheres de sopa de água

 Misturar todos os ingredientes, excepto a água, até obter uma mistura homogénea. 
Acrescente depois uma colher de sopa de água e amasse, acrescente a outra colher apenas se achar necessário, já que a massa tem que ficar com uma consistência para se conseguir modelar.
Molde bolinhas e coloque num recipiente de forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC durante 20 minutos ou até dourar.
Podem congelar os pães já cozidos. 


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Panquecas com Whey



Já aqui assumi que sou uma fã da ingestão de proteína em pó.. Inicialmente o tão conhecido whey e mais recentemente as proteínas vegetais tem ganho alguma importância na minha vida.. Para uso culinário gosto especialmente da proteína isolada com sabores, já que dão um toque diferente seja em panquecas, batidos, bolachas, etc.. Hoje mais uma receita de panquecas.. Será impossível desmentir o facto de ser uma gulosa já que a maior parte das receitas aqui publicadas passam mais por lanches do que propriamente por refeições principais.. Mas não desesperem... Voltaremos às refeições principais muito em breve, está prometido!!
Falar sobre whey dava direito a diversos post.. Mas não vos vou maçar com questões técnicas e com opiniões e muito menos vou aqui publicitar ou incentivar a ingestão de proteínas em pó.. Deixo alguns links muito bons (na minha humilde opinião), acerca do assunto e a quem estiver interessado dêem uma vista de olhos e retirem as vossas próprias conclusões..





Resultado de imagem para proteina em pó




Ingredientes:
1 scoop de proteína em pó (qualquer um da vossa preferência)
1 colher de sopa de aveia
1 ovo inteiro
1 clara
1/2 banana madura
Dependendo do gosto, podem acrescentar um pouco de leite vegetal, para a massa não ficar tão espessa.

Misturar os ingredientes até obter uma massa homogénea, o truque é deixar a proteína em pó para o final e ir acrescentando enquanto de continua a misturar, assim evita-se a formação de gomos característicos da proteína quando misturada com uma massa..
Depois é só levar ao lume numa frigideira anti-aderente e saborear..
Esta receita dá para aproximadamente 5 panquecas de tamanho médio.
Bom apetite!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Panquecas com bolacha de arroz!!

Resultado de imagem para panquecas com bolacha de arroz



Que regresso seria melhor do que um post de panquecas??? Sim, desaparecida por uns dias mas de volta com a força toda! Hoje trago uma receita de panquecas com bolachas de arroz em substituição das farinhas habituais.. O arroz é um cereal bastante nutritivo pois possui proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais e de fácil digestão pelo organismo. 
Estas bolachas não tem glúten, o que as torna uma óptima opção para os intolerantes a este cereal. Para informações mais detalhadas sobre este tipo de bolacha ver o blog boas (saudáveis) energias.
Vamos então ao que é realmente importante.. A receitinha.... 
Ingredientes:
4 bolachas de arroz
2 claras de ovo
1 ovo inteiro
3 colheres de sopa de água
60gr de banana bem madura

Num recipiente colocar as bolachas partidas em pedaços pequenos, o ovo e as claras, a água e a banana partida em rodelas. 
Deixar as bolachas absorverem todo o liquido durante alguns minutos e depois triturar na liquidificadora.
Levar a massa à frigideira anti-aderente e deixar cozer durante 7 a 8 minutos. 

Dependendo da quantidade de massa a usar de cada vez dá para aproximadamente 4 panquecas de tamanho médio. Durante o processo de triturar se acharem que a massa está demasiado espessa podem acrescentar um pouco mais de água. 
Para os mais gulosos o uso de mel também pode ser incluído na receita, mas se a banana estiver realmente madurinha as panquecas já ficaram doces qb.
Boas experiências e bom apetite!!
;)