quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Overnight oats proteico



Vivemos numa altura em que agradecemos tudo aquilo que nos facilite a vida no que toca a alimentação.. Isto porque a agitação do dia-a-dia assim o obriga! Durante algum tempo houve o hábito de tomar o pequeno-almoço já no local de trabalho por falta de tempo em casa. Os filhos ou aqueles 5 minutos extra na cama fazem com que a maior parte das vezes o inicio do dia seja feito um pouco a correr.. E é por este facto que acabamos por importar algumas coisas que, na realidade dão um jeito desgraçado para conseguirmos comer em casa antes de sair para o trabalho. Uma dessas santas invenções são os overnight oats, nada mais nada menos do que papas de aveia (oats em inglês) que se preparam no dia anterior, onde se acrescentam vários outros alimentos e voilá temos um pequeno-almoço que mais parece uma sobremesa.. E como os olhos também comem esta moda dos frasquinhos de vidro veio pôr ainda mais gulosos todos os que já éramos. 

Esta moda começou por fazer sucesso no mundo fitness já que a ingestão de aveia além de conter fibras e de nos manter saciados por mais tempo é também uma excelente fonte de proteínas. Contam-se inúmeros benefícios deste cereal, O mundo simples esclarece todos eles. Além de que a comodidade de transportar a aveia desta forma, mesmo para o ginásio numa lancheira, fez com que mais gente aderisse a esta moda, mesmo quando o objetivo não é o seu consumo ao pequeno-almoço. Como tal não há como experimentar.. Confesso que o sabor da aveia não é o mais apelativo para mim, por isso nada melhor do que acrescentar uma medida de proteína em pó do meu sabor preferido e assim contornar esse pequeno problema. A receita de hoje é com a adição de proteína em pó mas podem fazer sem ela, fica ao gosto pessoal de cada um de vocês.

Colocar num recipiente 1 iogurte natural com 2 colheres de sopa de aveia em farelo e 1 medida de proteína em pó e misturar bem. Colocar a mistura num frasco de vidro e adicionar 1 porção de fruta a gosto. Para os mais gulosos podem também regar com um pouco de mel. Fechar o frasco e reservar no frigorífico. No dia seguinte é só saborear. 

Complemento este pequeno-almoço com um café!

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Hambúrguer de atum

Quem anda nestes caminhos da alimentação proteica sabe que não é só o frango que é nosso aliado.. O atum também é! 75gr de atum branco enlatado em água e sem sal adicionado contem 20gr de proteína! Uma porção de atum pode fornecer até 40% da dose diária recomendada de proteínas.. Para pesquisarem toda a informação nutricional vejam a página I-Legumes.net E além disso é demasiadamente prático abrir a lata e consumir não é verdade?? Mas tal como em relação a tudo, quando as alternativas escasseiam começamos a cansar-nos de comer sempre o mesmo! É aí que entro eu... A purpurina sempre pronta a experiências na cozinha.. 






Hoje será um hambúrguer de atum, com ingredientes muito básicos mas que combinados entre sim dão um sabor muito apelativo ao paladar. Vamos então deitar mãos ao trabalho.

Ingredientes:
2 latas de atum (de preferência enlatado em água);
2 ovos;
1 cebola picada;
1 colher sopa de iogurte natural;
Salsa ou coentros a gosto;
Farelo de aveia ou linhaça moída (aproximadamente 3 colheres de sopa);
Temperos a gosto.

Escorrer o atum, amassar com um garfo e reservar. Bater os ovos e de seguida ir adicionando os restantes ingredientes até formar uma massa homogénea.  
Colocar em montinhos numa frigideira untada com óleo de coco ou então levar ao forno por 25 a 30 minutos a 180ºC.
Estes miminhos podem ser congelados! Depois é só descongelar no frigorífico e cozinhar normalmente.

domingo, 21 de agosto de 2016

Delicias.. Amêndoa e Caju! Muito mais que uma manteiga

Continuando na saga proteínas e como aumentar o seu consumo no dia-a-dia de forma saudável e equilibrada.. Hoje venho falar de duas manteigas muito utilizadas pelos desportistas pela sua constituição proteica, e muito utilizadas pelos adeptos de uma alimentação saudável pelos seus ingredientes! Confesso que ainda não tinha experimentado nenhuma, mas como o Jumbo agora vende produtos da marca Prozis (e ver na prateleira do supermercado é bem mais tentador do que encomendar on-line) decidi comprar e experimentar. Confesso-me viciada tanto no sabor como na textura.. de ambas!!!! :) Sem falar em toda a constituição e no valor nutricional.




Comecemos pela manteiga de amêndoa, embalagem de 500gr por 8,99€. Ingredientes (imaginem....) 100% amêndoas. Eu não disse que era tentador? E por 100gr temos então, 25gr de proteína, 6,5gr de hidratos de carbono e 12gr de fibra. Além de a sua constituição ser só a amêndoa estes valores a saltar no rótulo da embalagem fazem com que qualquer um queira experimentar. A textura é cremosa, o sabor muito apelativo, muito menos intenso que a manteiga de amendoim. Para mim, só poderia melhorar se tivesse pedaços de amêndoa também (adoro sentir qualquer coisinha para trincar numa manteiga, não me perguntem porquê mas sou assim)! Recomendo muito, para comer com pão, tostas, misturar em batidos ou mesmo juntar a frutas ou iogurtes. A minha primeira prova foi com banana e ficou de bradar aos céus! Para pesquisarem sobre os benefícios da ingestão de amêndoa vejam a página Mundo da boa forma.

A manteiga de caju, embalagem de 500gr pelo mesmo preço (8,99€), cujos ingredientes são 96% cajus e óleo de coco.. Perfeito de igual forma correto? A nível nutricional temos 24gr de proteína, 18gr de hidratos e 2,7gr de fibras. Um pouco mais espessa que a outra mas mesmo assim com uma textura bastante agradável. O sabor é igualmente apelativo. O caju tem imensos benefícios para a saúde, tanto a nível cardíaco, como fonte de antioxidantes, para os curiosos visitem o Blog Dicas de Saúde, explica de uma forma bastante simples todos eles. Podem adicionar a batidos, iogurtes, ingerir com fruta, no pão, em tudo aquilo que quiserem porque como não tem um sabor demasiado intenso penso que consegue combinar com os mais variados sabores e não desiludir..

Para terminar só de referir que por vezes no site da Prozis (link acima) têm promoções e os preços poderão compensar, façam uma pesquisa acerca disso. E existem também alguns blogs com códigos promocionais que ainda acresce o desconto mesmo em produtos que já se encontrem em promoção. Alguns desses blogs são:

Bom apetite para vocês! 

sábado, 20 de agosto de 2016

Muffin proteico de banana com mix de ingredientes secos

Não sei se a culpa é do calor se será só a minha gula a dar de si, mas só consigo pensar em receitas que aconcheguem as barrigas mais gulosas! E estes muffins são isso e muito mais. Podem ser ingeridos em qualquer altura do dia, mas sabem-me demasiadamente bem ao lanche, servidos com um chá de hortelã numa mesa rodeada de amigos e gargalhadas.. Chamem-me romântica mas esta imagem retirada de um qualquer romance clássico sempre me fez aparecer um sorriso no rosto! 

Mas falemos de coisas sérias, receita fácil como já é costume aqui no blog, barata (requisito essencial já que a vida não anda fácil para ninguém) e muito muito saborosa. Vamos então a isso..

Ingredientes
1 banana
1 ovo
2 c. sobremesa de óleo de coco
2 c. sobremesa de açúcar de coco
1 xícara de chá de um mix de ingredientes secos (castanhas-do-para e aveia - passadas no processador)
1 c. sopa farinha de arroz
1 c café de canela em pó
1 c. chá de fermento em pó

Bater na liquidificadora a banana, o ovo, o açúcar e o óleo até obter um creme homogéneo.  
Misturar esse creme com os ingredientes secos envolvendo bem. 
Levar ao forno a 180ºC por aproximadamente 20 minutos. 

Depois é só deliciarem-se com esta maravilha da culinária. Para os mais gulosos podem ainda acrescentar mel a gosto e neste caso deve ir à liquidificadora juntamente com os outros ingredientes antes de juntar com o mix de secos.

Bom apetite!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Frango, tangerina e chá verde... Será????

Hoje uma receita pouco comum.. Depois de verem os ingredientes principais devem estar a pensar na loucura que daqui vai sair certo?? RISOS.. Imagino! Mas para quem ingere carne branca 90% das refeições torna-se um pouco repetitivo as receitas convencionais, então porque não inovar? E aliamos o chá verde como diurético e facilitador da digestão, já que vamos ingerir os hidratos do arroz, parece-vos bem? E como as aves são uma carne rica em proteína temos um prato completo e saciante! Posso garantir que o sabor não é nada esquisito, bem pelo contrário, o arroz fica com um toque delicia.



Ingredientes:
500ml de água
3 saquetas de chá verde
370gr de arroz integral
4 peitos de frango sem pele nem ossos
1 dente de alho picado
300gr de tangerinas
1 colher de sobremesa de chili
Azeite a gosto
1 pitada de sal

Numa panela aqueça a água até ferver. retire do lume e adicione as saquetas de chá, deixe repousar por cerca de 5 minutos. Junte o arroz e cozinhe até ficar no ponto.
Aqueça o azeite numa frigideira e cozinhe os peitos de frango até ficarem dourados de ambos os lados. Retire do lume e emprate.
Junte o alho à frigideira e saltei-o. misture depois o chili e as tangerinas. Deixe cozinhar por 2 minutos e verta a mistura sobre os peitos de frango.
Junte o arroz de chá verde.
E deguste esta maravilha!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Colagénio, suplementar sim ou não???



Colagénio, quando ouvia esta palavra sempre assumi que se tratava de algo a que eu teria direito pleno durante toda a minha vida, ou seja, que seria mais uma das maravilhas que o meu organismo cria-se para sempre... Não estava enganada, a única coisa que realmente eu não sabia era que a quantidade dessa proteína iria decrescer no meu organismo com o avançar da idade. Falemos em números para ser mais fácil de compreender!
Em pessoas jovens, 30% da proteína total do organismo é colagénio e encontra-se essencialmente na matriz extracelular e no tecido conjuntivo, constituindo 70% da proteína da pele.. Sim leram bem.. 70%!!! Agora imaginem que a partir dos 30 anos a produção intrínseca do organismo caí em 1% por ano.. Estão a ver bem a ideia??? Assustador no mínimo.. 
A constituição desta relíquia é feita de vários aminoácidos, que promovem o fortalecimento de estruturas de suporte do organismo (como ossos e músculos) e promove a coesão de células e tecidos. Posto isto, a partir dos 30 anos o nosso corpo recebe a mensagem de que... Temos de envelhecer! Sim tenho essa consciência, os anos passam é verdade mas será que era necessário ser assim tão cedooooooooo....
No auge dos meus 30 sinto-me ainda mais jovem do que com 20! Fruto de alguma maturidade e liberdade conquistada a ferros, mas mesmo assim sinto! E pensar que o meu organismo não acompanha este sentimento e que está programado para que a partir de agora faça aparecer no corpo físico a diminuição de colagénio... Aaaahhhhh não sei se me sinto preparada.
Voltemos a factos, esta redução acarreta uma redução da elasticidade da pele, da sua hidratação, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e unhas e cabelo sem brilho e quebradiço. Não me parece uma imagem que ninguém quer colocar como opção.. Certo???
Então há alguns meses vi numa publicação (não consigo precisar qual... esquecimento.. será também da idade??? RISOS), os benefícios da ingestão de colagénio, como suplemento alimentar. Curiosa como sempre e mais do que disposta a experimentar fiz uma breve pesquisa e fiquei fascinada com o que encontrei. Sim é utilizada mais do que imaginam e para mim o ouro sobre azul foi ver este suplemento associado à área do desporto, passo a explicar!
Para os praticantes de desporto o colagénio tornou-se um aliado de peso quando nos seus benefícios foi incluída a tonificação muscular. Além de que a ingestão desta proteína diminui o tempo de recuperação do músculo entre actividades físicas. Como devem imaginar não precisei de ler mais nada.. Comprei. ;)
Sim os resultados não são visíveis no imediato, nem era suposto, já que a ideia de me suplementar precocemente era mesmo não ter motivos para ver resultados.. Consegui explicar? As vezes as ideias fluem tão rápido que acabo por me sentir demasiado confusa e as palavras tropeçam umas nas outras e fico sempre com a ideia de que não consigo passar a mensagem de forma explicita como gostaria. Mas adiante.. Quanto à questão que deu nome ao post.. No meu caso sim!! Mas salvaguardo que cada pessoa é única na sua individualidade, e apesar de o colagénio não ter efeitos secundários eu não estou a incentivar ninguém a suplementar-se seja com o que for. Este blog serve como uma partilha do meu dia-a-dia, de coisas que eu gosto e de sugestões que podem servir para mais alguém, mas a utilização de suplementos deve sempre ser acompanhada por profissionais credenciados e modo a que a sua utilização seja feita de modo correcto e com peso e medida. 
É engraçado que ao fazer nova pesquisa sobre o tema, há um artigo muito interessante na VIX em que faz referencia a um estudo recente onde está a informação de que na Europa, a ingestão de suplementos de colagénio cresce 5% por cada ano. 
Moda ou não, a verdade é que existe uma procura crescente e inclusivamente nos Estados Unidos já foi considerado como alimento e não suplemento. 
Tomem decisões esclarecidas e informadas sobre tudo aquilo que ingerem, e mais importante que tudo, procurem alguém especializado e exponham as vossas dúvidas.
:)


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Gelatina com quark

Tal como prometido dá-se inicio à saga alimentação rica em proteína.. E nada melhor do que começar com uma deliciosa sobremesa. Fácil de preparar, rápida e barata!
Para esta receita a única coisa a fazer é na receita tradicional de gelatina substituir a água fria por queijo quark.. Difícil certo???? ;)
Claro que, de acordo com a quantidade de água que vem sugerido na embalagem, existe uma quantidade de quark para colocar em substituição.
Para as receitas em que a quantidade de água é de 500ml, ou seja, gelatina com 500ml de água quente, juntar 200gr de queijo quark. Quando o recomendado é 250ml de água quente acrescentar 100gr de queijo quark! 
Para misturar as duas coisas podem bater na liquidificadora ou então com a varinha mágica. Depois de tudo bem misturado colocar nos recipientes e levar ao frio. 

O aspecto é o que vêem na imagem, na parte inferior do recipiente vão notar um depósito de gelatina mais consistente e na parte superior um pudim de quark com o sabor da gelatina que escolheram.
Podem deixar ficar só desta forma ou acrescentar fruta em pedaços ou mesmo pepitas de cacau cru, dêem asas à imaginação e deliciem-se com o sabor!!

O queijo quark há para venda no Lidl, embalagem de 500gr da marca Milbona (o nome que vem na embalagem é queijo fresco batido - 0% matéria gorda), por 0,99€, no Continente, embalagem de 250gr da marca Milram (Mager Quark), por 1,15€, no mesmo hipermercado embalagem de 400gr da marca San Tonelli (Quark), por 2€ e a opção sem lactose também à venda no continente, embalagem de 240gr da marca San Tonelli (Quark com frutos vermelhos) por 1,99€.

Existem na internet vários sites e blogs com informações acerca deste queijo, essencialmente em blogs de fitness, na página da MyProtein são explicados resumidamente os benefícios deste alimento, aos interessados fica o link para lerem um pouco mais..

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Leitura da semana - As intermitências da morte

"No dia seguinte ninguém morreu." 
Assim inicia este deslumbrante romance de Saramago. Imaginem a suposição de que a morte deixa de existir e tudo no mundo é posto em causa.. A religião, os cuidados de saúde as politicas governamentais.. Imaginem o ambiente criado e as teorias que se desenrolam à volta do tema. 
Caos, é o que me vem à ideia só de pensar.. Mas que Saramago descreve com mestria, divagando sobre vida e morte, amor, sentido da vida, ...

Fazendo um parêntesis, parece-me que continuamos a dar pouco valor aquilo que é "nosso" ao que é português. E confesso que me causa alguma espécie!!! Que me desculpem os mais sensíveis mas temos tão bom ou melhor do que o que existe lá fora aqui neste nosso cantinho à beira mar plantado. E o mais estranhamente estúpido é que são os de fora que vêem dar valor ao que é nosso.. Parece confuso não é? Eu às vezes também acho.. mas a máxima, santos da casa não fazem milagres tem o seu quê de lógica na nossa visão do que é nacional.. 

Basta fazer alguma pesquisa na Internet e ver o papel que o escritor teve na sociedade, não só como escritor mas também como defensor dos direitos humanos (quem diria..), na página da Fundação José Saramago e numa autobiografia, o autor escreve:

"Em consequência da atribuição do Prémio Nobel a minha actividade pública viu-se incrementada. Viajei pelos cinco continentes, oferecendo conferências, recebendo graus académicos, participando em reuniões e congressos, tanto de carácter literário como social e político, mas, sobretudo, participei em acções reivindicativas da dignificação dos seres humanos e do cumprimento da Declaração dos Direitos Humanos pela consecução de uma sociedade mais justa, onde a pessoa seja prioridade absoluta, e não o comércio ou as lutas por um poder hegemónico, sempre destrutivas."
Pois... Se me é permitido dizer, leiam.. Leiam Saramago, primeiro estranha-se depois entranha-se. Sim confesso que inicialmente a escrita é algo confusa pela pouca pontuação que caracteriza a escrita do autor, mas como em tudo o hábito faz com que depois se torne uma leitura leve, de fácil compreensão. E para mim o melhor de tudo é que permite dar asas à imaginação, o autor deixa no ar questões e situações que nos permitem ir de encontro à história, penetrar no livro, conviver com todas as personagens e fazer do quotidiano delas o nosso próprio.
Recomendo vivamente, não só este mas todos os outros livros!
Boas leituras... 

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Proteínas, como reforçar o consumo

Hoje um tema, para mim muito importante! Isto porque, não é só no ginásio que se criam músculos fortes.. Podemos realmente treinar muito mas se não existe uma compensação alimentar por trás, não teremos os resultados desejados.
Posso ser crucificada por aquilo que agora vou escrever, mas para mim (e reforço, para mim!! No meu corpo e no meu dia-a-dia) a minha alimentação é 85% dos resultados que eu obtenho a nível físico. Até porque por questões de saúde me encontro há 2 meses sem treinar 1 segundo que seja e isso ainda não é visível no meu corpo, graças à alimentação. Só a cabeça é que já está a desesperar por ferro e por cardio!!!!
Assim sendo temos algumas opções para aumentar a ingestão proteica. Ou à base de proteína em pó, seja Whey ou proteínas vegetais, ou na alimentação,ingerindo alimentos que na sua constituição tenham estas moléculas compostas por aminoácidos. 
Não faço uma dieta hiper-proteica, até porque as bases da minha alimentação não seguem estas directrizes na íntegra. Eu apenas ingiro bastantes alimentos proteicos porque com isso consigo uma maior consistência e elasticidade dos tecidos, mais especificamente a nível muscular. Nas dietas hiper-proteicas há um aumento da ingestão de proteínas mas também existe uma diminuição e em alguns casos uma não ingestão de hidratos, e não é disso que eu vos venho falar.. Procuro uma alimentação saudável, equilibrada e sim procuro ingerir um pouco mais de proteína pelos benefícios que isso me traz a nível muscular. É importante sempre consultar um nutricionista e não entrar nessas dietas da moda que podem ter mais danos do que benefícios na saúde. Não se esqueçam que cada individuo é um elemento singular e o que serve para mim pode não servir para vocês, como tal procurem ajuda especializada e alguém que mediante o vosso biótipo aconselhe qual a dieta mais indicada. 
O importante é adquirir hábitos de vida saudáveis e não fazer dietas loucas que prejudicam a nossa saúde. Neste post eu pretendo mostrar como podemos aumentar a ingestão de proteínas e incluir esta ingestão numa alimentação equilibrada e saudável. 
Alguns dos meus truques são:
1 - Incluir linhaça moída ou sementes em batidos, iogurtes, saladas ou sobremesas;
2 - Adicionar levedura de cerveja, proteína de cânhamo ou proteína de ervilha em batidos e sopas;
3 - Consumir frutos secos (pinhão, amendoim, amêndoa, castanha-de-caju, pistácio e nozes);
4 - Consumir manteiga de amendoim, amêndoa, avelã, castanha-de-caju e tahini;
5 - Incluir leguminosas nas sopas;
6 - Combinar cereais com leguminosas;
7 - Ingerir seitan, tofu, aveia ou quinoa e leguminosas nas principais refeições;
8 - Ingerir aves, ovos, peixe e frutos do mar;
Estes são os meus truques básicos que me ajudam a aumentar a ingestão de proteína, confesso que também sou uma consumidora de proteína isolada, além de adorar todos os sabores e a comodidade de ingerir após o treino, também a uso bastante em receitas e dá um sabor maravilhoso a todas elas!
Depois deste post, nos próximos dias irei publicar algumas receitas proteicas, com e sem whey, para que vocês possam experimentar. Ás vezes parece que existem poucas opções para refeições, há quem coma frango com batata doce e ovos cozidos diariamente por falta de opções, mas vão ver como pode ser divertido, variado e saboroso incluir os alimentos mais proteicos nas nossas refeições.
Aguardem por novidades... serão deliciosas ;)

domingo, 14 de agosto de 2016

Pequeno-almoço, saudável e saboroso

Hoje venho mostrar-vos uma receita que uso bastante como pequeno-almoço, mas que pode ser usada também como lanche. Com apenas 3 ingredientes e nada difícil de fazer, bem pelo contrário, a preparação são apenas 5 minutos e pode ficar no frigorífico até ao dia seguinte (esta é a minha opção e já explico porquê mais à frente)! 

Então vamos lá falar um pouco destes 3 ingredientes... 
Banana - Fruta altamente energética, com um riquíssimo valor nutricional, muitas vezes subestimado. Rica em potássio, magnésio, fonte de vitamina B2, B6, B9, B12, ferro e vitamina C. Esta fruta é benéfica para o metabolismo e tem uma boa assimilação proteica. Para informação mais aprofundada ver Revista dos Vegetarianos.
Clara de ovo - Ricas em proteínas, baixas em calorias, isentas de colesterol e gordura. São essenciais para quem pratica desporto, já todos vimos carregamentos astronómicos de praticantes de fitness publicados nas redes sociais. De um modo geral estas são as principais características, mas para terem uma ideia do quão rico este alimento é vão espreitar na página Mundo Boa Forma.
Canela -  Esta especiaria contem propriedades diversas, ela atua como facilitador da digestão, anti-bacteriana, anti-inflamatória, melhora a circulação, anti-séptico e aumenta a temperatura corporal (tornando-se um aliado termogenico importantíssimo no nosso dia-a-dia)! Para verem uma descrição mais detalhada destas características visitem a página TuaSaúde.

Posto isto vamos ao verdadeiro assunto do post, a receita.. ;)
Então eu uso habitualmente no pequeno-almoço e preparo na noite anterior, isto porque depois de cozinhada e ir ao frio a banana vai libertar como que um gel, o que vai transformar a nossa receita num pudim carregado de propriedades nutricionais e que nos estimulam a um excelente começo de dia. Pode ser também consumida com pré ou pós treino, dependendo dos objectivos alimentares de cada um e do tipo de treino que se vai realizar. 
Será então necessário, 1 banana madura, canela em pó e claras de ovo. Costumo usar claras de pacote, para não desperdiçar as gemas. O inconveniente destas claras pasteurizadas é que a validade da embalagem após aberta é entre 3 a 5 dias e nem sempre se consomem neste período. Então uma boa forma de conservar as mesmas é congelando o que aumenta a durabilidade. Existem algumas formas para o fazer, seja em doses individuais, seja colocando em cuvetes de gelo, mas no blog Berliosca têm umas dicas bastante interessantes. 
Depois de terem estes ingredientes reunidos necessitamos de uma frigideira anti-aderente. Colocar 1 colher de café de óleo de coco, tapar o fundo da frigideira com as claras, 3 ou 4, e mexer bem em fogo baixo. Quando as claras começarem a ter coloração branca, juntar a banana partida em pedaços pequenos e salpicar com canela em pó a gosto. Misturar bem todos os ingredientes até obter uma papa (semelhante as papas de aveia). Retirar do lume, Colocar em um recipiente com tampa. Depois de frio tapar e levar ao frigorífico até consumir! 

Como eu ingiro após algumas horas de jejum (período nocturno), costumo acompanhar com nozes, 2 ou 3 metades porque como fonte de gordura ajuda a baixar o índice glicémico da banana, evitando assim um pico de insulina. E claro com um café.. A combinação de sabores é muito boa mesmo, além de que se torna um pequeno-almoço muito completo.
Bom apetite!!! 

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Empadas de polvilho doce, delicia

Hoje venho partilhar com vocês uma receita muito especial e que podem adaptar ao vosso gosto recheando as empadas com o que vos vier à cabeça.
Então empadas com apenas dois ingredientes, interessados? ;)
Sem gluten e sem lactose e a preparação da massa demora uns breves 2 minutos.. Acho que depois destas informações ninguém vai resistir a experimentar!
Ingredientes para a massa:
2 ovos inteiros;
2 colheres de sopa de polvilho doce;
Bater os dois ingredientes na liquidificadora até obter uma mistura homogenea.
Em forminhas de ir ao forno coloquem o recheio da vossa preferência. Eu costumo usar frango de sobras de refeições anteriores desfiado com queijo (imagem), mas também adoro com salmão ou mesmo vegetais. Depois depende do vosso gosto, ou se for como no meu caso dos restos que sobrem de alguma refeição.. Sim porque há que aproveitar as sobras e fica uma delicia. Depois de escolhido o recheio, coloquem nas formas e cubram com a massa, podem cubrir bem que eles não crescem muito! Levem ao forno a 180º por 20 minutos ou até dourar.
Receita fácil fácil e vale a pena experimentar. As empadas aguentam até 3 dias no frigorifico. Eu gosto de as comer mesmo frias, o sabor da massa por não ser muito intenso faz com que quentes ou frias se comam muito bem!
O polvilho encontra-se à venda em qualquer hipermercado e o preço médio é de 2,80€, podendo chegar aos 3€ dependendo da marca. Habitualmente é vendido em porções de 500g.
O polvilho tem origem na mandioca, é um hidrato de carbono, boa fonte de energia, fonte de proteína, se bem que não em grande quantidade, vitaminas do complexo B e potássio.
Bons cozinhados! ;)
 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Leitura da semana - O fator pH

A minha escolha de leitura desta semana. 
A nutricionista Rita Boavida dá-nos informações preciosas sobre a alimentação alcalina e os benefícios dela para a saúde. Publicado em Fevereiro deste ano, o livro propõe uma dieta alcalina de modo a equilibrar o pH do corpo ajudando a eliminar toxinas, reforçar o sistema imunitário, melhorar a digestão, acelerar o metabolismo e perder peso de forma natural.
A dica da autora é o regresso ao básico, à ingestão de alimentos naturais, como a fruta, os legumes, os vegetais,as raízes, as sementes e os grãos. Para além da descrição de vários grupos de alimentos o livro oferece também um plano alimentar com mais de 150 receitas.
Da editora Manuscrito, encontra-se à venda em várias livrarias e grandes superfícies de todo o país. O meu exemplar foi adquirido na Bertrand pelo preço de 14,90€.
Boas leituras...

Roo`bar inacreditavelmente saborosas


Hoje venho falar-vos do meu novo vicio no que toca a barrinhas para lanches. Sim nem sempre há tempo para fazer as marmitas para todas as refeições e sim também é verdade que gosto de um mimo que me conforte a alma mas que não me faça pesar a consciência depois... :)
São os lanches preferidos das queridinhas das redes sociais, que as publicitam vezes sem conta e que eu andava louca para experimentar! 
Sim são tudo aquilo que dizem e muito mais.. mas vamos por partes. 
Em primeiro e muito importante, são mesmo saborosas, naqueles dias em que apetece um doce estas meninas fazem o trabalho na perfeição. Posso dizer que já experimentei todos os sabores e todos eles são divinais, mas os meus preferidos são Mulberry vanilla, Baobab ginger e Goji berry
Segundo e não menos importante (muitooooooo importante até!), são biológicas, não contém ingredientes de origem animal ou geneticamente modificados e não tem açúcar adicionado, contém sim o açúcar naturalmente presente nos ingredientes. Ou seja, podemos comer sem culpa sempre que apetece um doce. Digam lá que não são só boas noticias?
Existem para venda no Ervanário Portuense, onde os preços variam desde 1,25€ e os 2€ dependendo do sabor, podem comprar na loja física ou fazer a encomenda através do link acima. O celeiro também vende, na loja física e loja on-line e os preços são semelhantes aos praticados pelo Ervanário.
Estes são os dois locais onde costumo comprar estes mimos do bem, desconheço outros locais de venda, mas quem saiba partilhe nos comentários! 
Experimentem, não garanto é que não estejam esgotados (infelizmente acontece algumas vezes e até reporem o stock desesperamos..)! 
Finalmente aparecem alternativas saudáveis para quem como nós também gosta de uma boa barrinha mas em vez de cereais, carregada de superalimentos e orgânica. 
Uma palavra para as definir?? Deliciosas.. ;)

sábado, 6 de agosto de 2016

Conversão de farinha de trigo em receitas




Quando comecei a minha caminhada pelo mundo da comida saudável deparei-me com algumas dificuldades. Em primeiro lugar existiam ainda muito poucas receitas que usassem ingredientes totalmente "do bem"! E depois para transformar uma receita comum eram necessárias mil experiências e nem sempre a coisa corria bem.. Mais alguém com as mesmas dificuldades?? :(
A verdade é que hoje em dia existe já muita informação tanto a nível da Internet como livros publicados, e finalmente o mundo começa a abrir os olhos para a importância de uma alimentação saudável.
Quem nunca foi olhado de lado por carregar marmitas para todo lado? Ou até quem nunca ouviu um "tu só comes coisas estranhas..", "nunca ouvi falar de ninguém que comesse isso", entre outras? Aposto que muitos de vocês se reconhecem nestas situações. Hoje as coisas são diferentes, existe outra abertura, embora ainda sejamos olhados um pouco de lado por ter a "mania da comida saudável"..
Mas voltando ao tema em questão que me motivou este post, existe alguma dificuldade em por exemplo retirar o gluten de algumas receitas, eu pelo menos vivi com este dilema alguns anos até descobrir esta maravilhosa tabela de conversão. Desde esse dia que tudo se tornou tão mais fácil na minha cozinha! E por esse motivo partilho hoje aquilo que eu utilizo para me ajudar.
Não sou alérgica ao gluten, a decisão de o retirar da alimentação prendeu-se com o fato dos desconfortos gastro-intestinais que esta proteína me causava. Confesso que me vi a lutar com unhas e dentes contra este fato, eu vivia de pão de trigo torrado com manteiga (quem diria!!!! ;) ). Mas a verdade é que depois de tomada a decisão a minha qualidade de vida melhorou significativamente.
Esta tabela foi o meu ajudante de cozinha, devo confessar que nem sempre tudo correu bem, algumas receitas exigem alterações que não seguem obrigatoriamente estas medidas, mas no geral fica perfeito e com um sabor irrepreensível.
Para mim o melhor da cozinha é ter tempo para lá estar e ir experimentando, como se estivesse num laboratório a fazer mil e uma experiências. Para alguém que seja como eu, que esta tabela poupe experiências menos boas e que a desculpa de ter que ter uma alimentação monótona porque as alternativas ainda não são tantas como gostaríamos seja posta de lado. Aventurem-se com as receitas mais tradicionais substituindo a farinha de trigo conforme indicado e diversifiquem a alimentação sem serem obrigados a comer alguma coisa por falta de outras opções.
Divirtam-se nos cozinhados!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A cremosidade de um iogurte caseiro


Tal como havia prometido aqui esta o post sobre os iogurtes vegetais. Uma receita fácil, prática, rápida e melhor que tudo baratinha!!! Saudável como não poderia deixar de ser. :)
Quando pensamos em iogurtes caseiros a imagem que vem à mente é milhões de ingredientes e uma iogurteira, certo? Pois, errado digo eu. Uma receita com três ingredientes e sem iogurteira, que se faz em poucos minutos. Curiosos? Então aqui vai.. 




Ingredientes:
1 lata de leite de coco
2 colheres de café de agar agar
Sumo de limão
Verter o leite numa panela juntamente com o agar agar e levar a lume médio até ferver mexendo sempre. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico a solidificar (aproximadamente 1 hora). Depois de solidificado partir em cubos, colocar na liquidificadora com o sumo de limão e bater. Depois é só por em frascos de vidro e saborear!!
Podem colocar o que quiserem nos iogurtes, purês de frutas, pedaços de fruta, pepitas de cacau cru, fica ao critério e gosto de cada um..
O leite de coco existe a venda em qualquer hipermercado. O agar agar habitualmente compro no continente (5,69€).
Esta é a receita original, mas para ficar ainda mais barata, mais saudável e render mais porções pode ser feito com leite vegetal do sabor que vocês quiserem, coco, arroz, amêndoa, soja, dependendo do gosto pessoal, e as medidas são entre 4 a 5 colheres de café de agar agar para cada litro de leite. Neste caso o tempo para solidificar será mais do que uma hora. Eu costumo cozinhar o leite com a alga e deixar de um dia para o outro no frigorífico, depois todo o processo é o mesmo! Aventurem-se e dependendo da cremosidade que quiserem dar aos vossos iogurtes acrescentem ou retirem agar agar!
Bom apetite! ;)

Apaixonadaaaaaaaaaa


Estou completamente rendida e apaixonada pela nova colecção da marca Bijou Brigitte.. Karma! 

Recentemente lançada e apenas com algumas peças ainda, a verdade é que tem tudo haver comigo. E aproveitando o nome da colecção, foi mesmo karma que me levou até ela. Sabem aqueles dias em que tudo que precisamos é de um mimo nem que custe 2€ mas que alegra até o coração mais apertadinho.. Sim hoje era um desses dias, o meu radar feminino só apontava em direcção a lojas de acessórios e por um grande e maravilhoso acaso dou de caras com estas peças. como é que eu ainda não sabia da existência desta colecção????? Alguém me explica? 

Respondendo já, parece que ando um pouco alienada do mundo feminino, não me lembrava da última vez em que "bati pernas" em lojas só porque sim e só porque a minha veia de dondoca queria.. Sim porque no intimo somos todas dondocas, ou temos um não sei quê que acaba por nos atrair para o mundo fantástico da moda!

Voltando ao assunto, a colecção é feita de anéis, pulseiras, brincos, colares, porta-chaves e são todos tão apetecíveis que é quase impossível escolher o que trazer. Bom, no meu caso não foi assim tão impossível, já que tudo que têm o símbolo OM é prioritário (poderei um dia divagar sobre isso, mas não hoje...), então as minhas escolhas foram estes dois colares.. LINDOS!!! 

O primeiro, que tem três fios pendentes, com uma pedra, contas  e a medalha, que custa 12,95€. O segundo, fio único, mais grosso, com a medalha OM em tamanho maior custa 9,95€. 
Deixo o link da página da marca acima, dêem uma vista de olhos e descubram esta colecção que vale muito a pena.. 

E eu só vou acrescentar, que um vai já direitinho para o meu pescoço... ;)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Saúde que cabe numa colher! Tahini

Para quem como eu tenta seguir uma alimentação saudável e gosta de ter o prato cheio de alimentos com qualidade nutricional sabe que infelizmente as opções não são tantas como gostaríamos. A minha maior dificuldade continua a ser o pequeno almoço, sim eu que insisto em não abdicar do pão.. Mas falaremos deste alimento em outro post, porque hoje a minha atenção vai inteiramente para o tahini!
Então eu, em busca de alternativas para barrar o meu pão matinal, e já não podendo ver sequer manteiga de amendoim (sim adoro, mas ao final de uns meses torna-se impossível...) e a manteiga ghee apesar de óptima para cozinhar o seu sabor é demasiado intenso para um pequeno almoço, andando em busca de algo que além de me satisfazer em termos de sabor me convença com a sua informação nutricional. Me deparo com este ouro do médio oriente... Tahini, manteiga de sementes de gergelim! Dito assim não parece nada de extraordinário certo?? Mas se eu fizer referencia ao fato de que 2 colheres de sopa desta maravilha fornecem 30% das necessidades diárias de tiamina, 24% de magnésio, 22% de fosforo, 14% de ferro e 12% de cálcio!!! 




Já consegui a vossa atenção? ;) 

E para os adeptos do desporto acrescento ainda que a mesma porção fornece 5 gramas de proteína. Parece perfeito não? 
Depois de obter estas informações preciosas resta o quê??? Experimentar e esperar que o sabor seja tão apelativo como a qualidade nutricional. E não é que ainda é melhor!!!!!! Sim, sabor óptimo, com uma textura cremosa com todas as qualidades descritas acima e vegano. Arranjei um novo amigo para a minha alimentação.
Rendida é a palavra certa para o descrever. 
Alguns estudos apontam que traz benefícios a nível cardíaco, na redução do colesterol, anti-cancerígeno, manutenção de ossos saudáveis e redução do risco de osteoporose em mulheres na pós-menopausa..
Existe à venda nas grandes superfícies comerciais, este foi adquirido no Jumbo
Para além de poder ser utilizado como substituto à manteiga convencional, como o seu sabor é bem versátil pode ser usado na culinária em geral, seja em receitas doces ou salgadas, molhos, basta para isso mistura-lo com outros ingredientes, temperar e está pronto a consumir! É só dar largas à imaginação e o uso do tahini como substituto por exemplo da manteiga convencional nas receitas contribui para a redução da ingestão de gorduras saturadas, e o aumento da ingestão de gorduras mono e poli-insaturadas, que atuam na manutenção do organismo saudável. 

Bom apetite! 



segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Comer e chorar.... Por mais!!

Apaixonada.. Completamente in love pela minha nova ajudante na cozinha.. Uma máquina de Waffles!!!!! Depois de que tempos há espera dela, eis que volta ás prateleiras do Lidl, com um preço bem apetecível (14,99€). 
Ainda sem experiência no mundo maravilhoso dos Waffles usei uma receita bem básica que costumo usar para fazer panquecas, mas a verdade é que o resultado foi bem melhor do que esperava... Deliciosas, perfeito para animar um dia corrido de trabalho! 

Ingredientes:
1 ovo
2 claras
1 colher de sopa de aveia
2 colheres de sopa de farinha de coco
1 colher de sopa de coco ralado
(Para os mais gulosos podem juntar um pouco de mel à massa ou mesmo uma banana madura esmagada)

Bater o ovo e as claras até obter uma mistura homogénea, acrescentar os restantes ingredientes (mexendo à medida que se acrescenta cada um deles).  Se a massa ficar demasiado espessa acrescentar mais claras ou um pouquinho de leite vegetal, preferencialmente de coco já que são waffles deste sabor.
Aquecer a máquina e voilá... 
Depois é só colocar topping a gosto e saborear! Neste caso usei iogurte vegetal (receita num próximo post), papaia e sementes de cânhamo. Sabem muito bem quentes mas também ficam óptimos frios por isso deixo a sugestão para levar na marmita e saborear fora de casa também.. 
Bom apetite!!